Início » Exóticas » Árvores e Palmeiras

Pata-de-vaca - Bauhinia sp.

As patas-de-vaca são árvore da família Fabaceae, também conhecidas como unha-de-vaca, mororó. Algumas espécies são nativas do Brasil, mas em geral as exóticas são mais cultivadas por aqui.

Características

Esta árvore é considerada de porte médio (vai de 5 a 9 metros de altura). Geralmente apresenta tronco tortuoso, com 30 a 40 centímetros de diâmetro, e as flores se assemelham a algumas espécies de orquídeas. suas folhas são alternas, simples e coriáceas, com o formato de uma pegada de casco bovino, o que originou o seu nome popular. Têm espinhos em sua base, e caem parcialmente no outono. Árvore muito procurada pelas abelhas, em função de sua florada exuberante. É árvore pioneira, de crescimento rápido, indicada para recuperação de terrenos degradados.

Pertencente ao gênero Bauhinia, com vários formatos e flores, aqui vale uma dica: algumas são exóticas, como a (Bauhinia variegata), de origem indiana e chinesa, que possui flores brancas, rosas ou roxas, muito utilizadas no paisagismo. Recomendamos o plantio das espécies nativas. São mais de 300 espécies na família, algumas com características muito semelhantes.

Esta espécie contém compostos químicos capazes de auxiliar no combate ao diabetes e a outras enfermidades, geralmente extraídos de sua folha, flor e casca. (Fonte: Wikipedia e https://apremavi.org.br/pata-de-vaca-pioneira-da-restauracao/).

Época de frutificação e florada

Geralmente floresce a partir de julho e permanece assim por três meses.

Cultivo

Por sementes, colhidas no final da primavera, quando suas vagens secam e racham na própria árvore. Bauhinia forficata deve ser plantada preferencialmente, por ser nativa. A espécie Bauhinia variegata, de flores róseas, é exótica.

Aves mais atraídas pela planta

Beija-flores, cambacicas, periquitos e tuins, entre outras.

Ocorrência natural

Natural da Mata Atlântica, da Bahia até o Rio Grande do Sul, além de Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Referências